Strass – Como Usar a Tendência em 2023

Guia Tendências 2023 - Strass

Se você viveu a glória dos anos 2000 e amava a onda de ter literalmente TU-DO enfeitado com strass, você vai amar essa tendência. Se você nasceu por volta dos anos 2000 e já está se aquecendo pra usar alguma peça de strass, esse post também é pra você! Hoje vamos navegar sobre os detalhes dessa criação que data do século XVIII pra entender tudo sobre ela e, é claro, ver como o strass está sendo e ainda vai ser usado em 2023.

Nesses quase 12 anos de blog pudemos presenciar o quanto tudo na moda é cíclico. Os elementos vão e vêm, geralmente repaginados a cada 10 ou 20 anos. No caso do strass, embora seja um material atemporal no quesito acessórios, ele volta com força exatamente 20 anos depois do seu auge moderno, nos primeiros anos da década de 2000. A proposta, agora, vem ligeiramente diferente, mas com aquele gostinho nostálgico que a gente ama! Continue lendo pra pegar todos os detalhes. <3


A Origem do Strass

Fala a verdade: você sabia que o strass é uma invenção dos anos 1700? Embora seja algo tido como moderno por ser amplamente utilizado em bijuterias e acessórios, o strass foi criado por volta de 1730, por Georges Frédéric Strass (esse senhor da foto a seguir), e o status das suas criações era de riqueza e pompa, bem diferente dos acessórios que encontranos hoje por uma pechincha. Lá naquela época, o objetivo desse joalheiro hoje tão famoso era desenvolver imitações realísticas de pedras preciosas para utilizá-las na produção de peças finas, como coroas e tiaras.

Georges Frédéric Strass, o inventor do strass.
Foto: Alchetron

Ele criou e aperfeiçoou uma técnica que consistia em aplicar uma camada de pó de metal à parte inferior de pedras de vidro de chumbo. A adição do metal à parte de baixo do cristal de vidro trazia à pedra um brilho muito mais intenso, fazendo com que o vidro se assemelhasse ao diamante.

O trabalho dele foi tão importante e reconhecido que, em 1734, ele recebeu o título de Joalheiro do Rei, além de ter sido parceiro de negócios de Madame Prévot e muito requisitado pelo Rei Louis XV da França. Strass se tornou um homem rico graças à sua invenção e pôde se aposentar aos 52 anos.

Curiosidade

Claramente o nome strass é uma homenagem ao seu criador, G. F. Strass. Entretanto, nos Estados Unidos usam o nome Rhinestone. Rhine = Reno (do Rio Reno) + stone = pedra. Originalmente, rhinestones eram cristais extraídos de rochas do Rio Reno, daí o nome. Hoje esse nome é utilizado nos Estados Unidos para se referir às pedras produzidas com a técnica de Georges F. Strass.


A Referência da Tendência: Início dos Anos 2000

Strass nos anos 2000.

Só quem viveu a moda dessa época sabe bem o que foi. Posso dizer com conhecimento de causa (afinal, tô indo para os 36) que a moda da época foi muito louca e livre. Foi uma mistura de tudo ao mesmo tempo e não tinha muito limite pra nada, especialmente pra imaginação de adolescentes.

Os famosos #Y2K (Year Two K = Anos Dois Mil) trouxeram coisas como óculos de sol com lentes claras e coloridas, calças de cintura baixíssima e muito mais. Fazer um compêndio das tendências desse início de década daria um livro, mas, pra hoje, só imagine isso: o strass podia estar em qualquer uma delas.

Ele podia estar aplicado nas roupas (o famoso hotfix), nos óculos, no celular, na maquiagem e, claro, pelo corpo. Sim, “tatuagens” de strass foram importantíssimas em 2001 e 2002 e é claro que eu usei uma em volta do umbigo com uma blusa transparente em uma festa de 15 anos. #pérolas :P

Beyoncé com muito strass na capa do album Dangerously In Love e no clipe da música Naughty Girl

Não podemos nos esquecer que em 2003 Beyoncé nos presenteou com muito strass na capa do álbum Dangerously In Love e no vestido mara que ela usou no clipe de Naughty Girl. Até hoje quero um desse!


As Releituras do Strass

Antes de mais nada, uma observação: deve ter dado pra perceber pelas fotos acima que Paris Hilton foi um dos maiores ícones Y2K, certo? Sem dúvidas, os looks que ela usou 20 anos atrás foram uma das maiores inspirações para a volta do strass a partir de 2020, especialmente o icônico vestido de strass que ela usou em uma de suas festas de 21 anos ao redor do mundo.

O strass começou a fazer aparições discretas ainda em 2018/2019, mas nada que chegasse perto do boom de 2020, quando duas peças-chave começaram a ganhar destaque: o hoje famoso scarpin da Mach&Mach que estourou durante a pandemia e o top de strass com decote quadrado.

Os items que marcaram a volta do strass a partir de 2020.

Esses dois itens deram destaque e força a dois materiais atualmente importantíssimos para a tendência: a malha de metal com strass e o tubo de strass (também conhecido como strass de tubo), usados no top e no sapato, respectivamente. Ambos se tornaram muito populares a partir de 2020 e passaram a ser usados em uma variedade de outros produtos, como saias, vestidos, bolsas e outros acessórios.

Stress em quase tudo e como tendência à partir de 2020.

Ambos abriram caminho pra um terceiro material, provavelmente o mais forte de 2023: a tela de strass (uma malha de spandex, que reproduz o desenho de uma meia arrastão, com strass aplicados em cada cruzamento). Os anos de 2021 e 2022 viram um vestido específico em tela de strass + plumas aparecer em toda parte e gerar versões inspired mundo afora.

A soma de todos esses elementos se consolidou através do varejo de vestuário no ano passado e confirmou o strass pra 2023 através das coleções de importantes maisons, como pudemos ver no recente desfile de alta costura de Giambattista Valli e na aclamada coleção Ciao Kim, de Dolce & Gabbana em parceria com Kim Kardashian.

A tela de strass (vendida internet afora em inúmeras cores) e o bom e velho strass adesivo para aplicação em superfícies.


Como Usar Strass em 2023

Se nos anos 2000 a gente via strass em tudo, eu diria que a mudança em 2023 é a inversão do conceito, passando a ser tudo em strass. O foco é bem menor na aplicação um a um (criando desenhos variados em qualquer tipo de peça, de camiseta a celular), e muito maior na confecção de peças feitas integralmente em strass.

A diferença é sutil, mas está aí, hehe! A forma mais simples de usar é escolher uma peça pra ser o ponto focal da produção (um cropped de strass + jeans, por exemplo). Não tem como passar batido usando uma peça que brilha tanto, mas se quiser aproveitar todo o potencial do strass, invista logo em um vestido todinho brilhante. Esse ano permite exageros, então se você tiver um evento especial pode optar por acessórios também em strass. Se quiser ser mais discreta, combine com complementos lisos. <3

Look com top de strass e calça para o ano novo.

Eu no Ano Novo com preguiça de me arrumar, porém sem deixar passar batido = uma calça qualquer + top de strass.

Onde Comprar Roupas de Strass

Agora que as peças em strass estão num patarmar mainstream, é até fácil encontrá-las em todo tipo de loja, das mais baratas até às high end, porémmm, minha obrigação é ser sincera: a melhor fonte pra esse tipo de peça ainda é a China. Muito da matéria-prima e das próprias peças prontas ainda vêm de lá, por isso é muito fácil encontrar variedade e preço justo em lojas como AliExpress e SHEIN. No Brasil é possível encontrar em lojas como Renner, Zara, Amaro e varejistas online.

Acessórios em Strass


Me conta em qual peça você vai investir? Tô doida pelo vestido da Paris Hilton!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *