5 Cidades Pra Conhecer na região de Marche, na Itália

Florença, Roma, Milão. Todas essas são cidades imperdíveis na Itália, mas que com certeza se enquadram na categoria “clichê” quando o assunto é viagem. Não que clichê seja ruim, na verdade é quase parada obrigatória pra quem vai pela primeira vez a algum lugar, mas, se você já conhece um pouco do país, em certo momento vem uma vontade de conhecer outras partes.
Nessa nossa jornada rodando o mundo (eu e o marido, sem rumo :P), que já dura 15 meses, nós focamos em trazer pra vocês justamente o que foge do clichê, lugares maravilhosos e curiosamente pouco explorados (do ponto de vista turístico). Nós moramos por 1 mês na região italiana de Marche, uma região belíssima e pouco falada. Se você quer conhecer cidades da Itália com quase zero turistas e paisagens maravilhosas, além de vilas medievais preservadas, reunimos nesse post 5 cidades pra você conhecer e planejar sua próxima viagem!
Loreto, Ancona
Loreto é uma pequena cidade na província de Ancona, na Itália. Essa província é uma das 5 que formam a região de (Le) Marche, junto com Ascoli Piceno, Fermo, Macerata e Pesaro e Urbino.

A cidade tem 12 mil habitantes e é conhecida como berço da Basilica della Santa Casa. Ela está a cerca de 25 minutos de Ancona, capital da província homônima.
Quase todos os pontos importantes da cidade se concentram em um só lugar (que por si só também é uma atração): a Piazza della Madonna. Ali você encontra:
- Santuário da Santa Casa de Loreto
- Monumento Papa Sisto V
- Fontana Maggiore
- Basilica Romana
- Palazzo Apostolico
Dá pra ver tudo em meio período ou estender o passeio pra um dia inteiro comprando entradas para museus e parando pra fazer algumas refeições.
A beleza dessa praça é inigualável! Percorrendo a Lateral da Basílica você tem acesso ao Parco della Rimembranza e à Porta Marina, o portal que no passado serviu como entrada da fortificação onde se encontra a Basílica de Loreto.








Loreto no Mapa
Outras atrações são: Camminamenti di Ronda, Cimitero Militare Polacco, Torrione Rotondo e Porta Romana.
Sirolo, Ancona
Sirolo mora no meu coração! Nós fomos várias vezes até essa cidade pequena e cheia de belezas, incluindo um centrinho medieval lindo. <3 A cidade tem pouco mais de 3 mil habitantes, fica a cerca de 23 minutos de Ancona (que é capital da província Ancona e da região Marche) e tem uma das melhores vistas das praias do Monte Conero.

Embora pequena, Sirolo é um destino turístico na Itália e atrai visitantes tanto pelas belíssimas praias, quanto pelo centro histórico e, lógico, pela comida. O mais interessante é que os visitantes são, em sua maioria, italianos da região central do país, enquanto apenas uma pequena parcela do total de turistas é de estrangeiros.
Tudo na cidade exala charme! Assim como em outras cidades pequenas da Itália, vários dos principais pontos turísticos se concentram ao redor da praça principal, neste caso, a Piazza Vittorio Veneto. Ali nós vimos a Chiesa San Nicolo di Bari, o ponto panorâmico Piazzale Marino com vista das praias, vários bares e restaurantes e a entrada para o centro medieval.
Mesmo sendo uma área relativamente pequena, é possível encontrar pousadas e outras opções de hospedagem por ali mesmo, bem pertinho do Arco Gótico do centro histórico e do Teatro Cortesi.








Sirolo no Mapa
Não dá pra visitar Sirolo sem conhecer as praias, especialmente a famosa Spiaggia delle Due Sorelle, e explorar o Monte Conero, incluindo o Belvedere Passo Del Lupo (faz parte de uma trilha no Monte Conero) e os restaurantes lá no topo, como o La Cima e o La Ginestra in Fiore, que indiquei em um review completo em 2022.
Offida, Ascoli Piceno
Offida está na província de Ascoli Piceno (AP) e a cerca de 1 hora e 15 minutos de Ancona capital. A cidade é conhecida pela produção de vinho tinto e vinho branco, por isso é comum encontrar vinícolas no entorno (várias delas oferecem degustações).

Offida é uma cidade pequena com pouco mais de 5 mil habitantes. Assim como com as outras, a praça principal, Piazza del Popolo, abriga grandes pontos turísticos que nós amamos conhecer! Alguns deles são:
- Teatro Serpente Aureo
- Collegiata di Santa Maria Assunta
- Palazzo Comunale
- Chiesa dell’Addolorata
Além dessas atrações, não poderia deixar de fora a maior e mais procurada delas: a Chiesa di Santa Maria della Rocca, construída em 1330 em cima de uma igreja já existente, que foi parcialmente demolida em função da nova construção.
A partir da Piazza Valorani você pode caminhar pra descobrir casinhas pitorescas e restaurantes “escondidos”, como o La Botte, ou chegar rapidamente à Piazza del Popolo.








Offida no Mapa
Outras atrações: Fontana delle Merlettaie, vinícola Terra Argilosa, Antica Struttura dell’Ospedale e Le Mura Castelane.
Camerano, Ancona
Ahhh, Camerano… Como é charmosa! Ela está a 15 minutos da capital de Ancona e fica super próxima de Loreto e Sirolo (19 e 12 minutos, respectivamente), perfeita pra passar rapidamente num dia em que estiver visitando as outras cidades. As casas no entorno da praça nos transportam direto ao passado. <3

Camerano também está na província de Ancona, em Marche. A cidade tem pouco mais de 7 mil habitantes e é conhecida por causa dos túneis subterrâneos sobre os quais ela foi construída. A praça onde tudo acontece é a famosa Piazza Roma.
Ali passamos horas maravilhosas observando a beleza das construções antigas e ruelas onde a passagem de carros é proibida, além de tomar um gelato e saborear uma tábua de frios no Maffy Caffè. A praça raramente fica vazia, mas nunca fica exatamente lotada.
Nós não tivemos a oportunidade de ir, mas a cidade subterrânea – Grotte di Camerano (Città Sotterranea) – é uma das atrações mais bem avaliadas de Camerano.








Camerano no Mapa
Não se esqueça de descer a Via Carlo Maratti e apreciar a vista do Monte Conero a partir da Fuori Porta.
Porto Recanati, Macerata
Chegamos à quinta cidade da lista, Porto Recanati. Ela fica na província de Macerata, a 27 minutos de Ancona capital e a apenas 10 minutos de Loreto.

As lindas praias são a principal atração, o que faz de Porto Recanati um famoso destino de verão na Itália. Nada impede que você visite a cidade fora do verão, mas com certeza é nessa estação que o melhor dela vai estar a todo vapor (a primavera e o outono são perfeitos pra curtir as outras atrações da cidade).
Os restaurantes da orla geralmente ficam abertos de abril a setembro, sendo que alguns operam o ano todo. Nós fomos em maio e não contávamos com o ventinho gelado que bate ali, então mantenha isso em mente. :P É uma delícia andar com calma pelo calçadão e observar, de um lado, as casas lindas e, do outro, as praias de água azul turquesa. <3
Uma das atrações mais famosas de Porto Recanati é o Castello Svevo, a construção que deu origem ao nome atual da cidade, antigamente chamada apenas Recanati. O imperador Federico II di Svevia concedeu, em 1229, a terra e a autorização ao povo da cidade para que construíssem um porto para comércio e um castelo para defesa da costa. O pátio interno do castelo abrigou a população ligada às atividades portuárias até o século XVI.








Porto Recanati no Mapa
Pra visitar além das praias: Piazza Brancondi, subir na torre do Castello Svevo (enquanto estiver ali, aproveite pra conhecer a Arena Beniamino Gigli), ver as casas coloridas dos pescadores no borgo marinaro, a área arqueológica da antiga Città Romana di Potentia e a Abbazia di Santa Maria in Potenza.
Se quiser um restaurante mara com um anfitrião que vai te receber super bem, vá ao Jakugè. O Eugenio, um dos donos do estabelecimento, é um italiano simpaticíssimo que passa boa parte do ano no Brasil e fala um portugês perfeito.
A comida, claro, é deliciosa!

É até difícil explicar o quanto eu me encantei por Marche e por cada uma das cidades! Tudo tão diferente, tão charmoso e cheio de história… é surreal caminhar pelas vilas medievais e pensar no povo que vivia ali 500, 600 anos atrás. Foi uma das minhas melhores experiências na Europa!
Se você quiser sair um pouco dos destinos clichê, pode ter certeza que Marche vai te surpreender. <3
Me conta nos comentários quais cidades você conhece ou vai colocar na lista da próxima viagem!