Review Qsuite – Tudo Sobre a Executiva da Qatar Airways

Avaliação da Qsuite, a executiva da Qatar Airways
Qatara Towers

Esse post demorou, mas chegou! Pega seu chazinho e senta aqui comigo pra conhecer os detalhes da Qsuite, a classe executiva da Qatar Airways. Se você acompanha o blog no Instagram (@thedolcedays), com certeza já notou que meu estilo de vida mudou bastante desde 2020. Eu e meu marido aproveitamos que nosso trabalho pode ser feito de qualquer lugar e adotamos o estilo de vida nômade. Por conta disso, já testamos muitas companhias aéreas em diferentes trechos.

Não sei você, mas eu não nasci rica e também não tive nada de mão beijada na vida (embora tenha tido a imensa sorte de ter pais que ralaram demais pra me dar uma boa educação), então eu provavelmente nunca vou achar 100% normal ter certas coisas. Por isso eu valorizo tanto o que conquistamos ao longo dos anos e posso dizer, sem nenhuma arrogância ou soberba: viajar de executiva é um caminho sem volta! Tenho certeza que se você chegou aqui pesquisando pra fazer a sua primeira viagem em classe executiva, em breve você vai me entender. Vamos lá?


O Que É a Qsuite da Qatar Airways

Qsuite é um produto da categoria classe executiva lançado pela Qatar Airways em 2017. O “suite” contido no nome faz jus à sensação de estar em um quarto ou espaço privado, algo que é proporcionado pelo design do espaço das poltronas, envolvidas por uma espécie de casulo amplo que pode ser fechado com portas deslizantes.

O conceito deles pra esse produto é Business in First: eles dizem que o objetivo é trazer a experiência da primeira classe para a executiva, não só através da privacidade, mas também de mimos que vão desde amenities a serviços típicos da primeira classe.

Espaço interno Qsuite da Qatar Airways

O Trecho Que Testamos

Como não estamos “presos” a um lugar específico, nós sempre procuramos passagens partindo de diversas cidades e/ou países, com o objetivo de encontrar a melhor tarifa. Numa dessas pesquisas para organizar nossa visita ao Brasil no final de 2022, nós achamos uma passagem MA-RA com uma escala longa em Doha (e bem mais barata do que no sentido inverso ou que passagens para outros destinos). Ela consistia nos seguintes trechos:

1. Cairo -> Doha

2. doha -> guarulhos

Antes mesmo de finalizar a compra da passagem CAI-GRU, já é possível visualizar os detalhes de cada trecho específico. A Qatar coloca o trecho CAI-DOH como primeira classe e o trecho DOH-GRU como business. Isso acontece porque são aeronaves diferentes, mas, na prática, as duas são Qsuite. Vamos começar saindo do Cairo.


Trecho Cairo – Doha

Vôo QR1306 | Boeing 787-9 Dreamliner | Saída às 01:15 – Chegada às 05:20

Nós estávamos na Romênia nessa época e achamos viável partir do Egito porque o vôo de Bucharest até o Cairo levava apenas 2h45m, então compramos nossa passagem e fomos. Embora esse vôo saindo da Romênia tenha sido terrível (voamos com a Tarom), as coisas ficaram suaves depois que chegamos ao Cairo. Nós aproveitamos pra organizar nossas datas pra chegar ao Egito alguns dias antes de partir pro Qatar – algo que eu recomendo demais! – assim pudemos conhecer um pouquinho de lá (os passeios estão salvos em um destaque lá no Insta).

Check-in Executiva da Qatar Airways em Cairo
Cartões de embarque da primeira classe e executiva Qsuite

Check-In e Embarque

Aqui tem início a primeira parte da experiência com a Qatar Airways, começando pelo check-in, que foi absolutamente tranquilo. Despachamos nossas muitas malas (hehe) sem nenhum problema, já que a passagem de executiva permite despachar 2 malas de 32 kg por pessoa.

Ali mesmo eles já imprimiram os cartões de embarque dos dois trechos. A passagem de executiva vem com a tarja cinza e a de primeira classe recebe a tarja vinho, ambas cores da paleta da Qatar, que não tem guichê próprio no Cairo e usa a área da EgyptAir.

Praticamente não pegamos fila, então o processo todo foi bem rápido e logo já fomos procurar o lounge pra relaxar um pouco antes de embarcar. A Qatar Airways não tem um lounge próprio no aeroporto do Cairo, por isso usamos o lounge da parceria que eles têm com outras companhias.

O espaço era moderno, limpo e arrumado, mas não muito grande. Tinha um pequeno buffet com opções quentes e frias pra matar a fome, além de diferentes áreas para descanso, refeições e trabalho. Como sabíamos que teria refeição no vôo, preferimos não comer nada ali.

A Cabine em “Primeira Classe” no 787 Dreamliner

Como comentei antes, a tarifa que compramos mencionava que o primeiro trecho seria em primeira classe e o segundo em executiva, mas não sabíamos bem como seria essa primeira classe. Nós não tínhamos muitas expectativas porque a maioria das companhias estão encerrando as operações nessa categoria para priorizar seus respectivos produtos em classe executiva, então atualmente tem bem poucos aviões, no caso específico da Qatar Airways, equipados com a verdadeira primeira classe.

Nesse vôo partindo do Cairo, as poltronas eram exatamente as mesmas da chamada executiva em outros aviões, apenas divulgada como primeira classe pelo uso de uma aeronave diferente e pela curta duração do vôo, que era de aproximadamente 3 horas.

Esse é o espaço das poltronas individuais. Nós marcamos nossos assentos lado a lado, mas, assim como já aconteceu com a TAP, quando fomos fazer o check-in já estava tudo diferente. Nossos assentos saíram marcados nas fileiras da janela, onde ficam as poltronas individuais. A gente não tinha nem energia pra reclamar, hahaha, então simplesmente fomos sentando nas nossas respectivas poltronas e tudo bem.

Quando a aeromoça viu que sentaríamos separados, ela, muito solícita e gente boa, nos ofereceu os assentos conjugados na coluna central pra que pudéssemos viajar juntos. É claro que ela só pôde fazer essa gentileza porque a cabine não estava cheia e tinha vários assentos duplos à disposição, mas achei excelente mesmo assim. Nem toda companhia ou funcionário nota esse tipo de coisa, então dona Qatar já ganhou uns pontinhos extra aí. <3

As Poltronas Conjugadas

Poltronas conjugadas executiva Qsuite Qatar Airways no 787 Dreamliner
Porta da poltrona conjugada executiva Qsuite Qatar Airways no 787 Dreamliner
Luz de cortesia executiva Qsuite Qatar Airways no 787 Dreamliner

Quis abrir essa seção dando destaque à coisa mais linda no corpinho da Qsuite: as portas dos assentos. <3 Viajar a gente viaja do jeito que der – fato – mas quando tem privacidade é bom demais. É comum as pessoas optarem por viajar em classe executiva não só pelo conforto, mas pra ter um maior nível de privacidade, e é nesse quesito que a Qatar torna a Qsuite um produto campeão (ela já foi eleita a melhor classe executiva diversas vezes, assim como a Qatar Airways já levou o prêmio de melhor companhia aérea outras tantas).

Telas de entretenimento das poltronas conjugadas da executiva Qsuite Qatar Airways no 787 Dreamliner
Detalhe do espaço e telas das poltronas conjugadas da executiva Qsuite Qatar Airways no 787 Dreamliner
Espaço e visão frontal da executiva Qsuite Qatar Airways no 787 Dreamliner
Espaço para os pés na poltrona conjugada da executiva Qsuite Qatar Airways no 787 Dreamliner

Essa é a Double Suite. Nela as poltronas ficam bem próximas, separadas apenas pelo braço de apoio e por uma fina divisória, cujo uso é opcional e a torna perfeita para um casal. Pra ficar bem pertinho é só abaixar a divisória e curtir! Como esse vôo era curto, não houve a montagem da “cama”, mas continue lendo que vou falar sobre isso nos detalhes do segundo trecho, de Doha pra Guarulhos. Apesar da duração de apenas 3 horas, a Qatar ofereceu o serviço de jantar a bordo, com excelentes opções.

Capa do cardápio da executiva Qsuite Qatar Airways no 787 Dreamliner
Comidas à la carte na executiva Qsuite Qatar Airways no 787 Dreamliner
Cardápio de bebidas na executiva Qsuite Qatar Airways no 787 Dreamliner
Carta de vinhos da executiva Qsuite Qatar Airways no 787 Dreamliner
Champagnes da executiva Qsuite Qatar Airways no 787 Dreamliner
Comida na executiva Qsuite Qatar Airways no 787 Dreamliner
Grilled spiced prawns and seared scallops
Arabic Mezze na executiva Qsuite Qatar Airways no 787 Dreamliner
Classic Arabic mezze
Outro prato da executiva Qsuite Qatar Airways no 787 Dreamliner
Braised beef cheek with spiced jus

Embora o cardápio fosse reduzido por conta da curta duração do vôo, achei bem montado. Tinha duas opções de aperitivo, três de pratos principais, duas de sobremesa, além de sopa do dia, tábua de queijos e pães artesanais. Pra matar a curiosidade, acabei pedindo duas entradas, hehe . :P As duas estavam ótimas, mas preferi o Arabic Mezze. Já sobre o prato principal, achei muito bom, mas não maravilhoso (tem companhias, como a Latam, fazendo carnes com tempero ainda mais saboroso). Chegamos a Doha alimentadíssimos, às 05 da manhã (tem 1 hora de fuso).

A Escala de 20 horas <3

Lá no começo do post eu mencionei que a passagem que encontramos tinha uma longa escala. Pois bem, a parada em Doha era de 20 horas e meia e nós tínhamos duas opções: ficar dentro do aeroporto esse tempo todo esperando a hora de pegar nosso vôo ouuuu sermos aventureiros e tentar ver um pouco de Doha num tour bem resumido. Alguma dúvida do que escolhemos? :P Se você estiver descansado, minha recomendação é: vá ver Doha. Que cidade incrível!

É quente pra caramba? É (pelo menos no início de outubro, quando fomos), mas vale muito a pena. Tem muita coisa impressionante pra ver, restaurantes maravilhosos pra parar pro almoço, vistas lindas e muita, muita cultura a ser vivida e respirada ali. Nosso esquema foi o seguinte: chegamos em Doha às 5 da manhã do horário local e imediatamente pegamos um transfer pro hotel mais próximo. Dormimos até meio-dia e fomos aproveitar o que dava até as 8 da noite.

As fotos acima resumem o que vimos por lá. Quis colocar esse extra dentro do post porque acho que a escala longa é realmente uma grande vantagem dessa passagem. Nós combinamos e fechamos nosso tour com o próprio motorista que nos levou até o hotel – bem informalmente mesmo – e deu tudo certo. Ele nos levou pra ver alguns dos pontos principais da cidade e nós íamos alternando entre descer pra explorar um pouquinho e apreciar outras coisas de dentro do carro pra amenizar o calor. Em breve eu trago o post com esse mini tour de meio período em Doha pra entrar em outros detalhes, mas esse aqui é seu alerta pra aproveitar o máximo que puder.

Trecho Doha – Guarulhos

Vôo QR779 | Boeing 777-200 | Saída às 01:50 – Chegada às 10:00

Depois de ver tanta coisa linda em Doha em apenas algumas horas, tinha chegado a hora de começar nossa experiência completa com a Qatar. Eu não tinha pesquisado nada e nem tinha criado expectativas, então fui sendo surpreendida positivamente a cada momento dessa aventura.

Entrada da executiva e primeira classe no aeroporto internacional de Doha.
A entrada especial para passageiros de business e first.
Entrada para passageiros da executiva e primeira classe no aeroporto internacional de Doha.
O paredão que indica a direção de cada lounge.
Área de check-in das classes executiva e primeira no aeroporto internacional de Doha.
Área de check-in

O motorista que nos levou perguntou qual era nosso tipo de passagem e nós respondemos que era business. Baseado na nossa resposta ele já sabia em qual entrada nos deixar. Para minha surpresa, passageiros premium tem uma entrada exclusiva no aeroporto Hamad. <3

Por conta disso, o processo de check-in é menos tumultuado – pelo que pudemos notar de longe, afinal, nosso check-in já tinha sido feito no Cairo, quando despachamos nossas malas maiores e pegamos nossos cartões de embarque. Como só estávamos com a bagagem de mão nesse trecho, não paramos nos guichês e fomos direto pro lounge. Um pouquinho do aeroporto antes de chegar no Al Mourjan:

Loja da Louis Vuitton no aeroporto internacional de Doha
Loja da Louis Vuitton no aeroporto internacional de Doha
Harrods no Aeroporto Internacional de Doha

Passando Pela Segurança

Todo mundo que vai viajar pra algum outro país já espera o momento de passar pela segurança e deslizar sua respectiva malinha pela esteira antes de poder ir pra área de embarque, normal. Cheguei esperando aquele procedimento padrão e me deparei com uma área de segurança exclusiva para passageiros premium (executiva e primeira classe).

Como você já sabe, não é permitido filmar ou tirar fotos dessa parte do aeroporto, não importa qual seja ele, mas já adianto o que você vai encontrar: agentes de segurança descansados e felizes, praticamente nenhuma fila – no nosso caso, só tinha a gente no salão – agilidade e zero implicância. É a glória passar pela segurança assim!

O Al Mourjan Business Lounge South no Hamad International Airport (DOH)

Ah, o Al Mourjan… Esse é um dos lounges maravilhosos que a Qatar Airways oferece para seus passageiros premium no aeroporto de Doha. Além dele, também tem o Al Mourjan Business Lounge The Garden e o Al Safwa First Lounge. Cada um tem características diferentes e pode ser acessado por tipos específicos de passageiros (a depender da tarifa de cada um).

Quem Tem Acesso


Al Mourjan South & Al Mourjan The Garden

Passageiros voando em primeira classe ou executiva (nas tarifas Elite, Comfort e Classic) e passageiros voando de primeira classe ou executiva em companhias da aliança One World. Os passageiros voando de Qatar em executiva com a tarifa Lite e os que estão indo na classe econômica podem comprar o acesso ao lounge por cerca de U$100.

Al Safwa First

Exclusivo para passageiros voando de primeira classe (tanto Qatar quanto One World) e para membros Platinum do Privilege Club (o clube de milhas da Qatar Airways) que estejam voando de executiva.

Lounge Al Mourjan South para passageiros de classe executiva no Aeroporto Hamad em Doha

Nós chegamos com as 3 horas de antecedência padrão, que não são nada quando a intenção é aproveitar várias coisas dentro do aeroporto, hehe. Isso fez com que a gente só seguisse as plaquinhas sem pensar muito e, assim, chegamos ao lounge. Nossa tarifa permitia que conhecêssemos também o Al Mourjan The Garden, mas a gente nem chegou a ver onde era. :/ Prometo que trago review dele numa próxima vez, enquanto isso, vamos de Al Mourjan South.

O Al Mourjan South está no nível 3 do aeroporto Hamad, subindo as escadas rolantes.

Checagem dos cartões de embarque antes da escada rolante que leva para o lounge.
A escada rolante que leva ao nível 3. Funcionários ficam ali pra fazer a checagem dos cartões de embarque.
Áreas de descanso logo na entrada, antes da famosa piscina "espelhada".
Áreas de descanso logo na entrada, antes da famosa piscina “espelhada”.
Estações self-service com bebidas em lata ou garrafa, abastecidas com frequência.
Estações self-service com bebidas em lata ou garrafa, abastecidas com frequência.
A escada que leva a um dos restaurantes à la carte do lounge.
A escada que leva a um dos restaurantes à la carte do lounge. <3
Detalhes da decoração do lounge no aeroporto de Doha.
Áreas de descanso no lounge da executiva no aeroporto de Doha
Áreas de descanso com o restaurante à la carte na parte de cima da foto.

O lounge é muito, muito amplo. São 10 mil metros quadrados distribuídos em 2 pavimentos, tão grande que fica até difícil conhecê-lo por inteiro. Lá dentro tem diferentes “blocos” de áreas de descanso, cada uma com um formato e finalidade diferentes. Tem áreas com mais privacidade, outras com menos, algumas mais aconchegantes. Também tem áreas de trabalho equipadas com computadores e impressoras, além de banheiros completos para tomar banho e algumas salinhas com cama pra quem quer dormir.

Se tem uma coisa que atrapalha a experiência em um lounge é ter que ficar de babá de mala, certo? Pois no Al Mourjan tem um guarda-volumes maravilhoso pra você deixar sua bagagem de mão e poder curtir o lounge com as duas mãos livres e sem preocupação. Eu ameeei!

O Jantar

O Al Mourjan, assim como todos os outros lounges, tem uma área de buffet na parte de baixo com opções de snacks prontos, porémmm nós nem perdemos tempo ali, hehe. Fomos direto pra um dos restaurantes à la carte que a Qatar oferece e foi uma surpresa boa atrás da outra.

O salão é bem grande, com inúmeras mesas pra todo tamanho de grupo. O cardápio é acessado por um QR code que fica à disposição em cima das mesas pra você escolher sua refeição com tranquilidade. As opções são excelentes e incluem vinhos e drinks alcóolicos. Depois de tudo escolhido, o garçom vem até sua mesa retirar o pedido e, SIM, o prato é preparado na hora com primor. Meu olhinhos brilharam, hahah!

Que experiência! Ter comida grátis numa sala vip já é ótimo, mas geralmente bate um medinho quando as comidas ficam expostas sem tampa (ou só eu fico boladona? Acho que é o trauma pós-intoxicações alimentares, kekeke). Agora, ter um jantar preparado na hora com tanto capricho – e sem pagar nenhum centavo a mais – é sensacional!

Área de embarque no aeroporto internacional em Doha.

O Embarque

Essa foi a única parte que eu achei ligeiramente desorganizada e um pouco amontoada. A checagem de tickets acontece nessa área antes das portas de vidro e segue a ordem de prioridades (por lei, primeira classe, executiva e econômica). A parte estranha é o que se passa depois, nesse salão lotado na próxima foto.

A partir dali os passageiros de todas as classes estão “com o embarque feito” e não há mais um controle dessa lista de prioridades para iniciar o embarque propriamente dito, ou seja, percorrer a passarela móvel e entrar no avião. Resultado: o salão ficou lotado e não tivemos onde sentar.

A entrada no avião aconteceu de forma aleatória, o que eu não esperava da Qatar, dado o grande esforço em proporcionar uma boa experiência pra quem investiu mais na passagem.

Área de embarque no aeroporto internacional em Doha.

O vôo de 14 horas até Guarulhos

as Poltronas

A Qatar categoriza seus assentos da seguinte maneira:

  • Single Suite: poltronas individuais nas fileiras com janela
  • Twin Suite: poltronas na fileira do meio distanciadas pelo compartimento para armazenar objetos pessoais de cada uma. Podem ser separadas por uma divisória retrátil, que oferece total privacidade.
  • Double Suite: poltronas juntinhas, com o compartimento para itens pessoais ao lado da porta. Também podem ser separadas pela divisória.
  • The Quad: quando a Twin e a Double se unem, somando 4 poltronas que se comunicam abaixando as repartições entre todas elas. Perfeita para famílias.

Você já viu como são as poltronas lá em cima, na parte do embarque no Cairo. As poltronas nesse vôo até Guarulhos são exatamente as mesmas, a verdadeira Qsuite. A única diferença era a aeronave, que, nesse caso, era um Boeing 777-200, portanto a executiva era dividida em duas seções. Nesse trecho nossos assentos permaneceram como marcamos: em Double Suite, que são os assentos do meio que ficam mais próximos um do outro.

Nossos assentos eram o 3E e 3F, que são assentos alocados no sentido inverso (é isso que possibilita que a suite Quad exista, assim todos podem se ver de frente). Se você não gosta de viajar “de costas”, escolha assentos de número par.

Poltronas da executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER
Espaço da poltrona da executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER
Espaço geral na executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER
Drink de boas vindas da executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER
As duas poltronas juntas na executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER

Na foto acima dá pra ver como fica o espaço com a divisória completamente abaixada. Vira praticamente um quartinho! <3 Uma outra coisa que eu amei é o signature drink da Qatar, o Lemon Mint. Essa é uma bebida típica no Qatar e outros países árabes, e é uma das opções não-alcoólicas oferecidas como drink de boas-vindas. Da primeira vez eu tinha escolhido um simples suco de laranja, mas não caia no mesmo erro. Você precisa provar o Lemon Mint!

Detalhes e Funcionalidades da Poltrona

Tela de entretenimento da executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER
Ajustes da poltrona da executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER

A primeira coisa que chama atenção é o tamanho da tela. São 21,5 polegadas na tv touch screen, o que torna assistir qualquer coisa muito mais confortável. <3 Ao lado da tv temos a central de controle da poltrona com todos os comandos de ajuste de posição (suporte lombar, posição cama e mais), controle de iluminação e botão não-pertube, além de entradas para carregamento de dispositivos e fone de ouvido.

Ao lado da poltrona existe um compartimento pra guardar itens pessoais, muito bom pra tirar algumas coisas do caminho, porém também muito bom pra esquecer seus óculos de leitura ali, hahaha! Eu acabo nunca colocando nada nesses compartimentos porque minha memória não permite :P Esse compartimento é fechado e estofado, então é possível sentar ou apoiar objetos nele. Acima dele fica a luminária lateral, que tem um botão liga e desliga logo ao lado.

Excelente espaço interno na executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER
Vídeo de boas vindas na executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER
Controle do entretenimento na executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER

Abaixo dos controles de posição da poltrona no console lateral você encontra o controle remoto da tv. A tela dele também é touch screen e é possível controlar todas as funções da tv por ali, caso prefira. Também dá pra acender a luz da poltrona e até chamar um comissário de bordo.

Entretenimento de Bordo

Opções de filmes e séries na executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER
Fone de ouvido com cancelamento de ruído na executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER

As opções de entretenimento a bordo da Qsuite são abundantes. Tem de tudo, entre séries, filmes, música e programação infantil. Tem até o Alcorão (livro sagrado do islamismo), claro, para os praticantes da religião. Tinha tanta opção, que eu rolei, rolei e quase não cheguei ao fim. :P A Qatar disponibiliza fones de ouvido (pra usar durante o vôo, não vale levar pra casa, hehe), que ficam guardados naquele primeiro compartimento para itens pessoais. Não são espetaculares, mas são bem bons.

Amenities & Conforto

Os amenities, como já era de se esperar, são apresentados em um conjunto bem interessante. Além do amenity kit propriamente dito com itens de higiene pessoal e outras utilidades, a Qatar também oferece um bom par de pantufas e um pijama composto de camiseta + calça comprida, em embalagem individual. Os tamanhos vão de P a G. Pra completar, eles disponibilizam um mini travesseiro e uma manta do tipo fleece, bem quentinha.

Esse era o kit “feminino”. O masculino vinha em uma nécessaire preta e é claro que eu esqueci de pegar a do marido pra fotografar. :D Eu achei o kit ótimo, só não curti a escolha da Diptyque e eu explico: não tem mais desculpa pra usar qualquer tipo de produto cosmético que cause sofrimento animal. A informação tá aí pra quem quiser consumir e não pretendo forçar ninguém a nada, mas minha opinião é de que, em pleno 2024, qualquer pessoa que tem um bichinho em casa é capaz de compreender a hipocrisia de usar produtos testados em animais, da mesma maneira que companhias como a Qatar têm condição de selecionar uma marca que esteja alinhada a boas políticas ambientais e de bem-estar animal. #mejulguem

Refeições a Bordo

O Menu

Cardápio da executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER
Bebidas da executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER
Destilados e coquetéis na executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER

O menu era bem parecido com o do trecho Cairo-Doha, porém em uma versão mais recheada. Tinha mais opções de pratos principais e sobremesas, além de ter uma seção com “opções leves“, o que veio muito a calhar, hehehe. Isso porque eu acabei comendo demais no jantar e não sobrou muito espaço pra experimentar tudo que esse vôo tinha a oferecer no quesito jantar. O cardápio de bebidas era abundante, com páginas inteiras dedicadas à seleção de vinhos feita pela Qatar.

os pratos

Toalha refrescante
Taça de champagne
Entrada na executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER
Comida executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER

Escolhi uma das refeições leves (afinal, até iniciarem o serviço já era 3:30 a.m.) e deixei com a comissária que estava me atendendo a minha opção para o café da manhã. O que eu fiz foi praticamente uma ceia, hehehe. Minha escolha foi o Half-time platter, um conjunto de micro porções de pratos variados como nachos com guacamole, wrap de frango, arancini de ervas, mozzarella sticks com vinagrete, eclair de framboesa e brownie com cobertura de chocolate. A apresentação estava ótima e tudo estava gostoso. Só o guacamole que oxidou um pouco e ficou numa cor menos convidativa, algo que se resolveria com um inocente limãozinho na receita.

Café da manhã na executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER
Café da manhã na executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER

Minha opção pro café da manhã foi o omelete com salsicha grelhada, batatinhas assadas e espinafre cremoso. A salsicha e o omelete estavam maravilhosos, assim com as batatas e o tomate. O espinafre era bom, mas confesso que a textura extra cremosa era algo estranho de comer, hehe.


A “Cama” Montada

Depois de jantar, hora do soninho. As comissárias perguntaram se queríamos que montassem a cama e nós já estávamos mais do que prontos depois daquele longo dia. :)

Nos levantamos e elas vieram com um pillow plane e um travesseiro. Eu esperava um pouco mais desse pillow plane, mais especificamente, que fosse mais grosso pra amenizar as diferenças no relevo da poltrona, mas ele era bem fininho.

Já o travesseiro me impressionou pelo tamanho e fofura, bem diferente dos mini travesseiros que vemos em outras executivas por aí. O travesseiro pequeno que eles dão no início do vôo é apenas um extra.

Poltrona reclinada e montada como cama na executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER
Almofada colocada para juntar os assentos da executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER
Cama de casal montada na executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER

Uma coisa que eu achei muito legal foi essa almofada que eles colocam entre as poltronas pra completar o espaço que as divisórias deixam e nivelar os assentos, formando, assim, uma “cama de casal”. É outra coisa poder dormir desse jeito, foi uma das minhas partes preferidas!

Cama de casal na executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER

Conectividade

Tem internet no vôo? Sim. Funciona da seguinte forma: todos os passageiros na Qsuite têm 1 hora de internet grátis sem limite de dados. A contagem do tempo começa a partir do minuto em que você se cadastra e começa a usar. Se você precisar de internet por mais tempo do que isso, eles têm um pacote de internet ilimitada (que vale por toda a duração do vôo) por U$10, o que é um valor excelente.

A internet na Qsuite ajuda, mas não vou mentir: não faz muuita coisa. Pode ser que tenhamos dado azar, mas a velocidade da internet estava lenta. De qualquer maneira, dá pra dar aquela checada nos e-mails, ler algumas notícias e se comunicar pelo Whatsapp ou iMessage tranquilamente.

Página para comprar o pacote de internet no voo.

Considerações Finais e Nota Geral

Minha impressão dessa experiência com a Qatar foi muito boa, muito mesmo. Se eu tivesse que destacar um só ponto positivo da Qsuite, com certeza a privacidade é o que viria à mente, e foi o que mais me agradou, além de ser um dos grandes diferenciais em relação ao produto de outras companhias.

O serviço foi ótimo, a comida também, assim como o conforto e amenities, mas nada como essas portas pra voar como se estivesse em um quarto de hotel, guardadas as devidas proporções. Isso torna o custo-benefício dessa passagem um dos melhores que a gente já teve! Na época pagamos $2.960 (cerca de R$15.244) pela passagem só de ida pra duas pessoas.

Detalhe do assento com porta para privacidade na executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER
Divisória abaixada na executiva Qsuite Qatar Airways no Boeing 777-200 ER

quesitos

  • Check-In: 10
  • Embarque: 8
  • Poltrona: 9,5
  • Atendimento: 10
  • Refeições: 9
  • Amenity Kit: 9
  • Internet: 8
  • Entretenimento de Bordo: 10
  • Limpeza: 10
  • Pontualidade: 10

Nota Geral

9,35

Essa foi aquela experiência com pontos positivos tão fortes que, um tempo depois, você nem lembra bem se teve algum ponto ruim. Pelo menos foi a impressão que ficou em mim. Para fins de clareza, esse post não é patrocinado pela Qatar (e minha opinião não mudaria mesmo que fosse).

Me conta aqui se gostou do review e se já experimentou ou planeja conhecer a Qsuite!

with love, M.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *