|

Review da Executiva da TAP de Confins a Milão

Como é voar de executiva da TAP - Review completo

Quem está lembrado do post com o review da classe executiva da Avianca? Desde aquela época eu queria trazer mais reviews desse tipo mas, convenhamos, a pandemia entrou no meio, hahaha! Agora que tudo está um pouco melhor e nós mergulhamos na nossa aventura nômade explorando o mundo enquanto criamos conteúdo, achei que seria o momento perfeito pra voltar com essa categoria.

Muita gente gosta de ver cada detalhe da experiência antes de decidir investir em passagens de executiva e o objetivo desse post é justamente esse! Algumas pessoas chegaram a me perguntar como é voar na executiva da TAP quando compartilhei um pouquinho da nossa chegada à Europa no Stories, então agora é o momento de juntar as respostas às dúvidas que eu recebi em um review sincerão do jeito que a gente gosta.


Check-In e Embarque (Trecho Confins – Lisboa)

Vôo: TP 104 | Aeronave: A330-900neo

Um grande lado negativo (na minha opinião) foi o que aconteceu com os nossos assentos. Nós fizemos a marcação com antecedência e escolhemos as poltronas que ficam no centro da classe executiva e têm boa comunicação entre elas quando com a divisória abaixada. É assim que gostamos de viajar e ponto. Quando chegamos ao balcão descobrimos que senhora TAP simplesmente cancelou nossa marcação porque, segundo eles, tinha muitas crianças e, nesse caso, os pais ganham preferência aos assentos “conjugados”.

Eu achei absolutamente absurdo. Eles têm total condição de saber exatamente quantas crianças haveria na executiva desde o início pra se programar de acordo. Na impossibilidade de cada um poder manter o assento desejado por causa dessa “prioridade”, o mínimo que eles deveriam fazer é avisar com antecedência pra que o viajante tenha tempo de escolher algum outro assento conveniente. Descobrir isso na última hora azedou nosso caldo.

Resultado: fomos separados e em poltronas individuais na janela. Não é algo que acontece sempre, mas não relevo esse detalhe justamente por causa da falta de tato. Não houve qualquer tentativa de acomodar as necessidades de ninguém ali. :/

Sobre o embarque não tem muito segredo. Assim como com qualquer passagem de executiva, nesse vôo com a TAP nós embarcamos pela fila prioritária, antes do embarque da classe econômica e depois, é claro, das pessoas com prioridade por lei. Tudo seguiu dentro dos conformes e embarcamos sem problemas, no horário marcado.

Poltronas centrais, lie-flat da classe executiva da TAP no voo de Confins para Lisboa.
Esses são os assentos que reservamos inicialmente e que foram destinados a um homem e seu filho pequeno, que ficou correndo pelo avião inteiro durante 70% do vôo. Achei irônico, já que o objetivo de dar essa prioridade é justamente pra que os pais possam cuidar dos filhos.

Executiva da TAP no A330-Neo – As Poltronas

Pela foto acima dá pra ter uma boa noção do espaço das poltronas conjugadas, que não é muito diferente do oferecido por outras companhias em aeronaves do mesmo porte. A disposição das poltronas nos aviões mais novos tem sido sempre a mesma: o tradicional 1-2-1, ou seja, 1 linha de poltronas em cado lado do avião e várias fileiras com 2 poltronas no centro. O perrengue que descrevi serviu pelo menos pra sentir como é viajar sozinho ali na janelinha.

Poltrona individual da classe executiva da TAP no A330-NEO.
Poltrona individual, janela, classe executiva TAP.

O assento que a TAP designou pra mim depois daquela farofada estava a 4 poltronas de distância da do meu marido (esse da primeira foto na posição que oferece menos privacidade, embora o acesso ao corredor fique fácil). Por sorte, uma senhora muito bacana se ofereceu pra trocar de poltrona comigo pra que eu e meu marido pudéssemos ficar mais próximos.

Acabei então, ficando no tipo de poltrona que oferece mais privacidade, com o console para itens pessoais para o lado do corredor e, consequentemente, com a poltrona coladinha na janela. O espaço é exatamente o mesmo em todas as poltronas, só muda mesmo a disposição dentro do avião.

Amenidades oferecidas na classe executiva da TAP. Água, fone de ouvido com cancelamento de ruído, snacks, kit de amenidades, etc.
Espaço para pernas com o assento na posição vertical na executiva da TAP.
Selfie Monica Almeida na executiva da TAP.
Espaço para as pernas e central de entretenimento na executiva da TAP.

Ao lado fica a área que acomoda os extras do assento, como o porta-objetos, controles elétricos de posição da poltrona, tomadas e entradas para carregamento de aparelhos eletrônicos, além do suporte para os fones de ouvido, o kit de amenidades, água de cortesia e informações sobre a aeronave. Ali também fica o controle remoto da central de entretenimento, caso prefira operá-la dessa forma.

Vista da janela do Avião no aeroporto de Confins.
Poltrona da TAP na posição horizontal (cama).
Tomadas e conectores disponíveis no assento da classe executiva da TAP no A330-NEO

A poltrona reclina até à posição cama (a famosa flatbed) e o espaço é bem semelhante ao que vimos na Avianca. Eles disponibilizam um travesseiro e um edredom fininho pra cada um dos passageiros da Business. O espaço para os pés vai afunilando até ficar bem estreito, algo comum nesse tipo de design de classe executiva. Não posso dizer que amo, fico um pouco desconfortável por não poder separar mais os pés, mas não tem como comparar com a experiência de viajar espremida na econômica sem nem poder esticar as pernas.


Melhores Assentos da Classe Executiva da TAP no A330-Neo

Mapa de assentos da classe executiva da TAP no A330-900 (Neo).

A definição de melhor assento varia muito de acordo com os gostos e necessidades de cada um, mas vou elencar os melhores em 3 quesitos principais:

  • Para viajar a 2: os assentos de número ímpar nas fileiras E e F. São os famosos assentos “conjugados”, que mantêm a maior proximidade com o passageiro ao lado quando a divisória está abaixada.
  • Para viajar sozinho: os assentos de número ímpar nas fileiras A e K, que são aqueles que proporcionam maior privacidade e melhor vista da janelinha.
  • Acesso fácil ao corredor: os assentos das fileiras C, D, G e H, que são aqueles cuja poltrona fica imediatamente ao lado do corredor, acomodando o console do lado oposto.

As Refeições

Por volta das 18h do Brasil começou a preparação para servir o jantar (achei bemm cedo). Primeiro distribuíram as toalhinhas quentes pra higienizar as mãos e, pouco depois, nos trouxeram uma taça de vinho tinto e algumas castanhas de aperitivo. Os pedidos com as nossas escolhas para o jantar foram tirados previamente, logo após a decolagem.

O cardápio oferece boas opções, porém não são muito variadas.

Toalha úmida aquecida para limpeza das mãos. Executiva TAP.
Vinho tinto de boas vindas e castanhas. Voando na classe executiva da TAP.
Cardápio da classe executiva da TAP no A330-Neo
Jantar da classe executiva da TAP no A330-900.
Entrada classe executiva TAP. Queijos, Frutas e geléias.
Café da manhã na executiva da TAP.

Coloquei a foto do cardápio pra não ter erro. Havia apenas 1 opção tanto para a entrada quanto para a sobremesa, mas podíamos escolher o prato principal dentre 3 opções simples, porém gostosas. O jantar chegou às 18:45 e, pra minha surpresa, a entrada e o prato principal foram servidos ao mesmo tempo. Normalmente as companhias servem um de cada vez. Como foi minha primeira vez com a TAP, não sei dizer se é um procedimento padrão ou se, talvez, pode ser algum protocolo da pandemia pra reduzir o contato entre a tripulação e os passageiros.

A entrada foi um rosbife com aspargos e molho de mostarda, e minha opção para o principal foi o filé mignon com molho de cerveja + cenouras e batatas torneadas. Ambos estavam saborosos, com tempero na medida, não me surpreenderam, nem decepcionaram. A sobremesa foi um trio com brigadeiro de colher, frutas frescas e queijos. Estava tudo uma delícia e a escolha desse mix foi muito feliz!

Nosso vôo tinha conexão em Lisboa, chegando às 6 da manhã de lá, por isso eles mencionam no cardápio que seria servida uma refeição ligeira, que não é necessariamente um café da manhã. Recebemos um prato com alguns frios, outro com frutas frescas, um pouco de iogurte natural e um croissant, além de suco, manteiga e geléia.


Serviços e Amenidades

Garrafas d'água à vontade e fone de ouvido com cancelamento de ruído.
Internet grátis para mensagens voando na executiva da TAP.

Conectividade: a TAP oferece internet grátis e ilimitada para apps de mensagem, como WhatsApp e iMessage. O serviço funciona, mas é bastante instável. Além disso, é possível comprar pacotes de internet para navegação por cerca de 15 euros (esses funcionam ligeiramente melhor).

Acessórios: já que entretenimento é parte importantíssima de qualquer vôo de longa distância, bons fones de ouvido são essenciais. A companhia deixa à disposição um fone de boa qualidade e com cancelamento de ruído.

Amenity Kit

A nécessaire de amenidades, embora não seja feita em material premium, é montada com cuidado e procura trazer um pouco da essência de Portugal. A seleção é bem interessante: máscara tapa-olhos, meias, escova e pasta de dentes, pente, protetor labial (que foi direto pra bolsa e não apareceu nas fotos), protetores auriculares, loção corporal, caneta, sachê perfumado e um marcador de páginas. São 10 itens muito bem escolhidos para o passageiro em vôos longos.

Kit de amenidades da executiva da TAP.
Tapa olhos, protetor auricular, meias, escova e pasta de dente, pente, protetor labial, caneta, creme hidratante e odorizador.
Detalhe do odorizador do kit de amenidades da TAP.

Tanto o sachê quanto a loção corporal são da marca portuguesa Castelbel. Cada nécessaire recebe uma estampa diferente de famosas cidades turísticas internacionais. As nossas eram de San Francisco, USA e Roma, Itália. <3


A Vista

Vista da janela da classe executiva da TAP.
Por-do-sol sobre as nuvens na executiva da TAP.
Chegando em Lisboa com o dia amanhecendo.

Esse vôo das 16:55 proporciona vistas espetaculares do pôr do sol! Pelo menos esse foi um lado positivo de ter ido na poltrona individual na janela. Outra coisa que tira o fôlego é a vista aérea da chegada a Lisboa, que acontece pouco antes de o sol raiar, garantindo um belíssimo céu azul anil que constrasta com a beleza das luzes da cidade. <3


A Sala VIP da TAP em Lisboa

O hub da TAP é em Lisboa, afinal, a empresa é lusitana. Por ser a capital e receber grande fluxo de chegadas e partidas, eu definitivamente esperava uma salada VIP de encher os olhos, gigantesca. Chegando lá, fomos surpreendidos por uma salinha modesta e com sensação de aperto.

Até tem bastante lugares para descansar, mas é tudo tão junto que prejudica a sensação de conforto. O mínimo que eu esperava era uma sala do tamanho da que a Star Alliance fez em Guarulhos (ampla, ninguém fica em cima de ninguém). Não posso dizer que foi ruim; tinha boas opções de café da manhã e bons banheiros com chuveiro, mas eu realmente esperava mais da principal sala VIP da TAP.

Sala VIP da TAP em Lisboa.
Sofás na sala VIP da TAP em Lisboa.

Trecho Lisboa – Milão

Vôo: TP 826 | Aeronave: A330-900neo

Resolvi separar o review em trechos pela diferença entre as experiências, já que esse é um trecho de 2h40m, enquanto o primeiro tem duração de 9h10m. Nossa marcação de assentos infelizmente não pôde ser restaurada para a original, mesmo não tendo crianças na executiva nesse vôo. Eu fiquei numa poltrona do centro, mas pelo menos meu marido pôde ficar praticamente na mesma reta em uma poltrona individual na janela, assim a gente pôde se comunicar um pouco mais.

Por ser um vôo curto, não há amenity kit, cardápio impresso, nem garrafinhas d’água de cortesia. Os fones e a mantinha podem ser solicitados à tripulação. Todo o resto é igual, porque é o mesmo modelo de aeronave com a mesma configuração de poltronas, porém eu senti uma grande diferença no serviço.

A tripulação em um vôo breve como esse está descansada e mais bem humorada, além de muito solícita. Outra coisa que me surpreendeu foi a refeição: por ser um vôo rápido, eu esperava no máximo um lanche discreto, mas recebemos um almoço completo e maravilhoso! Proporcionalmente à duração do outro vôo, esse é muito mais generoso nesse quesito (achei muito espaçadas as ofertas de refeições no outro).

Poltrona central na executiva da TAP no A330-Neo

Central de entretenimento da executiva da TAP.
Vinho branco como welcome drink e kit de castanhas da classe executiva.
Refeição principal com carpaccio, sobremesa e massa. Voando na classe executiva da TAP.
Detalhe da sobremesa na classe executiva da TAP de Lisboa para Milão.

No kit de boas-vindas recebemos nuts e uma bebida à nossa escolha (fui no suco, porque achei que estava cedo pra beber :P). As opções do cardápio para o almoço foram passadas verbalmente pela própria tripulação no início do vôo e nós fizemos nossas escolhas. Pedi o carpaccio bovino e esse ravióli com tomatinho cereja. Para a sobremesa, um bolo simples com massa muito semelhante à de pão-de-ló.

Embora tenham servido tudo ao mesmo tempo, acho justificável pelo curto prazo. E o que me surpreendeu foi que cada um dos pratos estava uma delícia! Todos realmente saborosos, muito melhores do que os do primeiro vôo.

Kit com mini ovos de páscoa ofericido em Abril.
A lembrancinha de páscoa da TAP (chocolates deliciosos!).
Entretenimento a bordo na classe executiva.
Entretenimento de bordo show de balls. :)
Vista dos Alpes Suíços ao norte no voo da TAP de Lisboa para Milão.
Alpes Suíços antes de chegar a Milão. <3

Entretenimento de Bordo

Sem dúvidas o entretenimento de bordo foi o ponto alto. Assim como no trecho mais longo, as opções na central de entretenimento são incrivelmente variadas e abundantes! Eu assisti ao filme House of Gucci no primeiro vôo (cujo lançamento nos cinemas tinha sido apenas 5 meses antes) e escolhi o icônico show do Queen ao vivo no Wembley Stadium para o trecho mais curto. Com certeza foi o melhor conjunto de opções que já peguei em classe executiva!


Benefícios da Classe Executiva

Como comentei antes, mesmo quando uma experiência em classe executiva não é perfeita, ela vai ser sempre superior à experiência de voar na econômica. De modo geral, a palavra que se destaca na minha cabeça é conforto. Essa é a impressão geral que fica quando você compara as duas classes, mas é possível esmiuçar em detalhes os quesitos que fazem valer a pena voar de executiva:

  1. Espaço: alguns bons centímetros a mais na largura e muito mais espaço para as pernas, podendo esticá-las completamente.
  2. Privacidade: a área da classe executiva acomoda apenas 36 passageiros, ou seja, a sensação não é a de estar em um vôo lotado. Além disso, o design das poltronas com o console virado para o corredor ajudam a aumentar a privacidade, o que é ótimo!
  3. Flatbed: a possibilidade de converter a poltrona para o modo cama é essencial pra maximizar suas horas de sono. Você chega muito mais descansado, pode acreditar.
  4. Refeições: na executiva come-se melhor e com mais abundância do que na econômica, isso é fato.
  5. Banheiros: a classe executiva conta com banheiros específicos para ela, o que significa que a concorrência é bem menor do que na econômica.
  6. Custo-benefício: o valor da executiva da TAP é um dos mais razoáveis em relação ao conforto que oferece. Pagamos R$5.698 por pessoa no Ticket só de ida (voamos em abril de 2022). Também é possível resgatar passagens com pontos no site da TAP, teremos post detalhado sobre isso em breve.

Considerações Finais e Nota Geral

Respondendo à pergunta geral: Vale a pena? Sim.

É claro que, assim como qualquer outra experiência, ela não é feita só de pontos positivos. Sempre tem um porém aqui ou ali, mas de modo geral a business class da TAP vale as rúpias que a gente paga.

Não tenho reclamações do trecho mais curto, foi perfeito. Já do trecho longo acho que poderiam ter servido um snack leve às 18h e o jantar às 21h, considerando que todo mundo ali estava no horário do Brasil e, convenhamos, ninguém janta às 18:30 em terras tupiniquins.

Outro ponto que podia (e deveria) ser melhorado é o oferecimento de um pillow plane pra forrar a poltrona antes de colocá-la na posição cama, garantindo mais conforto. Um cardápio mais variado também cairia bem.

Quesitos

  • Check-in: 6
  • Embarque: 10
  • Poltrona: 8,5
  • Atendimento: 8
  • Refeições: 8,5
  • Amenity Kit: 9,5
  • Internet: 7
  • Entretenimento de Bordo: 10
  • Limpeza: 10
  • Pontualidade: 10

Nota Geral: 7,85


É isso, babies! Quero muito ouvir a experiência de quem já testou também, é só mandar nos comentários.

Xo, M.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Adorei esse post com os detalhes da executiva e “babei” nas fotos dos pratos.., são 20:04h, eu ainda não jantei e fiquei “morrendo” de vontade de experimentar esses pratos. 🤗😘