Xadrez Principe de Gales – O Guia Completo

Chegou a hora de liberar mais um post daqueles super pedidos por aqui, meninas! Lembram que no comecinho do ano fiz o alerta de tendência para o xadrez Príncipe de Gales? Desde então aquele post vem sendo super pinado (me acompanhe pelo Pinterest também!) e tenho recebido muitas mensagens pedindo dicas de como usar e com que peças combinar essa padronagem que é o hit absoluto do inverno 2018.

Tô aqui no meu ritmo lento pós-lesão, mas não deixaria vocês na mão! Reuni dicas e muitas fotos para formar um guia completíssimo do que vai usar no inverno 2018 para quem ainda quer aproveitar essa tendência e fazer compras inteligentes. Vão rolando e anotando o que mais tem a cara de vocês, venham comigo!

Guia completo de como usar o Xadrez Príncipe de Gales.

Se é pra ser completo, vamos do comecinho. A parte mais importante é, de fato, saber identificar o xadrez Príncipe de Gales. Muita gente confunde com pied de poule ou com outros tipos de xadrez, mas o PDG tem suas características específicas. Depois que você aprende como é a carinha dele já dá para identificá-lo até de longe!

O Que É Xadrez Príncipe de Gales

O que é e como é o xadrez Príncipe de Gles, detalhes da padronagem.

Dá pra entender porque algumas pessoas confundem com pied de poule: uma das partes da padronagem usa o próprio pied de poule na composição, mas o foco não é esse. Ele faz parte do Príncipe de Gales ao lado de diferentes composições de linhas para chegar ao resultado final.

O xadrez Príncipe de Gales é geralmente composto por preto/cinza e branco, apesar de versões mais modernas incluírem algumas linhas em cores diferentes, mas vamos nos ater à padronagem inicial, do modo como nasceu em Glen Urquhart (um vale profundo nas terras altas da Escócia). Nele podemos sempre identificar uma parte central onde as linhas se cruzam, como podemos ver acima, justamente onde está o pied de poule. Em volta do pied de poule sempre há as outras diferentes composições de linhas que resultam no tecido que estamos vendo. Não tem erro!

Mas como ele surgiu?

Origem do Xadrez Príncipe de Gales

Tudo que data de muito tempo atrás se torna difícil de rastrear a exata origem, mas aqui está o que se sabe:

  • A padronagem foi usada pela primeira vez pelos funcionários da Condessa de Seafield, Lady Caroline. Dizem que ela mesma a criou para confeccionar o uniforme oficial dos empregados que cuidavam das propriedades de Seafield, mas o Registro Escocês de Tartans menciona que esse fato é improvável, dando os créditos do suposto design original a Elizabeth Macdougall.

Tenha sido criado pela Condessa ou por uma tecelã local, a padronagem realmente nasceu ali, em  Glenurquhart in Inverness-shire, Escócia (daí o nome Glen Plaid ou Glen Check), em 1840 e inaugurada pelo staff da Condessa.

  • Quase na mesma época (poucas décadas para frente) o jovem Edward VII, então Príncipe de Gales, costumava caçar na região de Glen Urquhart e foi lá que se deparou, pela primeira vez, com a padronagem criada/adotada pela Condessa de Seafield. Ele solicitou um pouco do belo tecido para que pudesse fazer algumas peças de roupa. Conhecido pelo estilo alinhado, o novo xadrez virou sua marca registrada.

Décadas mais tarde, por volta de 1920, seu neto Edward VIII (Príncipe de Gales à época, e que se tornou Duque de Windsor depois), também adotou o dito xadrez, popularizando-o ainda mais. Foi em 1926 quando primeiro se ouviu o nome “Xadrez Príncipe de Gales”, tamanha foi a influência de Edward VIII. Muita gente credita a ele o surgimento dessa padronagem, mas foi vovô Edward VII que levou a padronagem para Gales.

Edward VII e Edward VII, responsáveis pela difusão do uso do xadrez Príncipe de Gales.

Achei tão legal saber da história! Criado para vestir funcionários e popularizado por membros da família real, quem diria? Assim como outros xadrezes, o Xadrez Príncipe de Gales é aquele atemporal que passa por momentos de glória de tempos em tempos (como agora), e também sabemos quem são os responsáveis por reviverem essa febre na história recente.

A gente sabe que tendências vêm e vão, mas sempre tem uma fonte que as torna mais fortes. Algumas nascem de comportamentos e street style de lugares específicos, outras nascem de visões de estilistas e outras pessoas nos bastidores da moda. No caso do XPDG, muita gente atribui seu retorno ao desfile de outono/inverno 2016 da Balenciaga, mas eu, humildemente, discordo. Vamos ver:

Desfile da Balenciaga de outono inverno 2016.

Agora que vocês já aprenderam a identificar suas características, vocês concordam comigo que isso não é o Xadrez Príncipe de Gales?  Nessa padronagem trazida pela Balenciaga o pied de poule é o astro, aparecendo nas cores bordô e azul marinho e delimitado em quadrados por uma fina linha amarela. Mesmo que essa linha se cruze, formando quadrados, cadê o pied de poule como centro da cruz e as outras linhas de padrões diferentes em torno dele? Hum, hum? -> *Edição: consegui encontrar o até o registro específico desse tipo de xadrez – o Glen Feshie Check – no Registro Escocês de Tartans, ou seja, não é Príncipe de Gales mesmo.

Pois é. Grandes revistas brasileiras, como a Elle, trazem o desfile da Balenciaga como a fonte do retorno do xadrez em questão, mas eu enxergo apenas um pied de poule estilizado. O que realmente aconteceu: mais ou menos na mesma época do desfile de 2016 já havia se notado aparições do xadrez Príncipe de Gales no street style e na fila A de alguns outros desfiles. Nos desfiles de outono/inverno de 2017 a tendência se confirmou:

Desfile Ralph Lauren outono/inverno 2018 trouxe de volta a estampa xadrez Príncipe de Gales.

Se for pra dar crédito a alguma marca eu daria à Ralph Lauren. Essa, sim, trouxe o verdadeiro Príncipe de Gales que caiu no gosto de todas as fashionistas. Não nego que, talvez, o xadrez da Balenciaga possa ter trazido o XPDG de volta à memória, inspirando outros estilistas, mas (além de achar pouco provável) não acho que a marca merece o verdadeiro crédito. *Editado: menos ainda depois de descobrir que aquele xadrez tem até registro e nome próprio!

Esclarecida a história toda desse xadrez que é um dos mais elegantes de todos, vamos ao que vocês estavam pedindo tanto: as dicas de como usar! Por ser uma padronagem composta de preto/cinza e branco, acho uma das mais fáceis de combinar, já que acaba ficando neutra.

Antigamente só se pensaria em ternos no xadrez Príncipe de Gales, mas hoje ele aparece em uma variedade de peças moderninhas, não tenham medo! Olhem só os exemplos:

Blazers Femininos

Blazer xadrez Príncipe de Gales, onde comprar.

Começando pelo básico, o  blazer é uma das peças mais versáteis que vamos ver no xadrez Príncipe de Gales! Ele possibilita inúmeras combinações e finaliza com classe qualquer look neutro e/ou básico. Dá para usar por cima de um vestido liso ou da mesma padronagem; com jeans ou mesmo por cima de um combo de blusa e calça skinny all black.

Onde Comprar Blazer Xadrez Príncipe de Gales

Eu não teria medo de investir em uma peça dessa, principalmente porque, como mencionei antes, o xadrez Príncipe de Gales não é uma mera tendência, mas um clássico que está em seus 15 minutos de fama. Isso significa que o investimento não será perdido, já que vamos poder usar a peça por muitos e muitos anos sem ser fashion victim.

Calças

Calça xadrez Príncipe de Gales, onde comprar.

E eis a calça! Essa é a garantia de um look moderno e dá tanto para direcionar para uma vibe elegante, quanto para algo mais descolado, apenas variando a escolha dos complementos e acessórios. Uma calça nessa padronagem fica ótima para trabalhar completando com camisa e scarpin, ao mesmo tempo que pode ser mara para o final de semana, trocando por um tênis e uma camisetinha ou cropped.

Onde Comprar Calça Xadrez Príncipe de Gales

Um dos modelos que está fazendo mais sucesso nessa padronagem é a calça clochard, mas também vale investir em uma skinny.

Vestidos

Vestido xadrez Príncipe de Gales, onde comprar.

É aqui que começam as variações. Antes exclusivo dos ternos, agora o xadrez Príncipe de Gales aparece em peças leves e femininas como os vestidos. Essa é uma boa opção para quando você não quer pensar em combinações complicadas, basta acrescentar um sapato neutro (ou mesmo contrastante) e sair!

Como vocês podem ver na foto acima, temos até opções de vestido de festa, já pensaram? Tenho visto diferentes estilos com a padronagem, desde vestidos descolados até os mais sóbrios, ótimos para trabalhar.

Onde Comprar Vestido Xadrez Príncipe de Gales

Um vestidinho básico nesse xadrez puro amor vai bem, né? Tô escolhendo o meu!

Saias e Shorts

Short xadrez Príncipe de Gales, onde comprar. Saia xadrez Príncipe de Gales.

Aqui vai um dado interessante: o xadrez Príncipe de Gales não é exclusivo do inverno! Ele vai permanecer durante o verão 2018/19, por isso os comprimentos mini não poderiam ficar de fora. Se você já quiser se preparar, pode escolher um short ou uma saia no xadrez Príncipe de Gales para compor seus looks mais relax!

Onde Comprar Saias e Shorts Xadrez Príncipe de Gales

Eles vão bem tanto em produções casuais com camisetas quanto em composições preppy, com camisa de gola-laço e bota. Tudo depende do humor do dia. :)

Coletes

Colete xadrez Príncipe de Gales, onde comprar.

Os coletes no xadrez Príncipe de Gales também estão aí para resolver o problema de quem tem medo de arriscar, já que eles se adaptam bem tanto ao inverno quanto ao verão! Eles são uma ótima forma de incorporar a tendência de forma discreta, além de serem perfeitos para dar um toque diferente em uma produção mais básica.

No look acima eu usei com saia e scarpin bem alto em uma proposta mais social, mas também adorei usar esse colete alongado com calça justinha e tênis branco. Fica super descolado e moderninho, amei!

Assim que encontrar mais opções de colete eu coloco aqui. <3

Ternos

Terno xadrez Príncipe de Gales, onde comprar.

Por fim, o famoso “terninho”! A composição de blazer + calça xadrez Príncipe de Gales também é uma ótima opção para quem tem medo de errar. Conjuntinhos são sempre garantidos, né? E o melhor é que ainda dá para desmembrar o conjunto e usar as peças separadamente com outros complementos.

Ah! Não pensem que pára por aí, viu? Também tenho visto muitos macacões e macaquinhos na padronagem do momento, além de blusas e croppeds daqueles que a gente quer levar 5 de uma vez para poder usar por mais tempo, hahahah!

Macaquinho, macacão e cropped em xadrez Príncipe de Gales.

Mais Peças no Xadrez Príncipe de Gales

Se você leu até aqui, com certeza já elegeu um tipo de peça favorita para chamar de sua na próxima ida ao shopping ou compra online, certo? Essa é a hora de saber um pouco mais sobre como combinar sua peça xadrez Príncipe de Gales, afinal, não adianta comprar e não conseguir tirar do closet, né non?

Como Usar Xadrez Príncipe de Gales

Como usar xadrez Príncipe de Gales, com quais peças combinar.

Essas três dicas acima são certeiras para quem está começando e quer tirar proveito da sua peça xadrez lindinha.

  • JEANS: esse é um dos combos mais garantidos e vale para qualquer parte da produção. Se sua peça for um blazer xadrez, experimente colocar um jeans de lavagem clássica. Se você tiver optado por uma calça, pode apostar em uma jaquetinha ou camisa jeans para completar o look.
  • CAMISETAS DIVERTIDAS: essa dica vale para completar a produção que começou com uma calça, saia ou short. Fica super moderno e é muito fácil de montar!
  • SAPATO VERMELHO: essa é a combinação queridinha de todos os stylists e revistas de moda! Por ser basicamente cinza, o xadrez Príncipe de Gales vai muito bem com vermelho, e uma maneira fácil de incluir essa cor na produção é apostar em uma bota ou scarpin vermelho, não tem erro! Garanta que não tenha nenhuma outra cor forte no look (mantenha os complementos no preto e/ou no branco se não quiser arriscar) e pode sair feliz!

Outra coisa que me perguntaram muito foi sobre quais cores ficam bem com o xadrez Príncipe de Gales. Acho que não existe nenhuma restrição especifica, mas sempre tem aquelas cores que resultam em combinações de sucesso, como é o caso do vermelho. Vamos dar uma olhada?

Looks com Xadrez Príncipe de Gales

Com quais cores usar o xadrez Príncipe de Gales.

Essas são minhas combinações favoritas com o xadrez queridinho de 2018 e com elas não tem erro! Se vocês não souberem como completar a produção depois de ter adicionado cor, optem sempre por acessórios e sapatos neutros. Essa é uma boa dica para não estragar a composição e continuar bonita. Pensem sempre em tênis, sapatos e bolsas brancos, nude e pretos para garantir a harmonia do look.

Fora essas cores também vi looks legais combinando o xadrez Príncipe de Gales com lilás (fica super delicado e segue mais ou menos a mesma vibe do rosa clarinho), amarelo (de preferência em tom pastel) e bordô. Outra cor que também dá certo é o azul bebê, façam o teste!

Hoje o xadrez Príncipe de Gales pode aparecer com algumas variações na padronagem, como linhas extra de cores diferentes (como fizeram os membros da família real, criando suas próprias versões do Glen Check) e até mesmo o tamanho da padronagem: umas vêm miudinhas, outras grandonas.

Agora tem um detalhe muito importante que quem leu até aqui merece e deve saber: xadrez não é estampa! Eu sei que é muito comum dizerem “estampa xadrez“, mas está errado. Vocês devem ter notado que eu o chamei de “padronagem” e esse é o termo correto.

Na estampa, o desenho é “impresso” no lado certo do tecido, de modo que o verso dele continua branco. Já a padronagem ocorre quando linhas de cores diferentes são dispostas em determinados sentidos e sequências de modo a formar o desenho que se vê, caso em que os dois lados do tecido terão a mesma cor. Essa é a diferença entre estampa e padronagem e, geralmente, um tecido xadrez é sempre padronagem (é só conferirem o verso). O único caso em que ele será estampa é quando o xadrez houver sido impresso em um tecido.

Para finalizar o post, não podia esquecer dos acessórios! Além de serem um charme, ele também são uma boa opção para quem quer ter algo no xadrez príncipe de Gales mas não quer arriscar comprando de cara alguma peça mais importante.

Post completíssimo, hein meninas! Mas quero saber se restou alguma dúvida, me contem aqui ou pelo e-mail ([email protected]) se tem mais alguma coisa que vocês queiram saber sobre o xadrez Príncipe de Gales ou alguma estampa do inverno 2018 que queiram ver por aqui, amo responder às perguntas e fazer posts para vocês! <3

SalvarSalvar

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *