O Soutien Ideal

E aí meninas, vocês sabem identificar o soutien perfeito? Não estou falando de estampas e lacinhos. Me refiro a modelagem, bojo, estrutura, caimento, sustentação. E essa última é a mais importante, aliás, fundamental.

Um bom soutien deve se ajustar perfeitamente ao contorno do corpo, ou seja, costas, ombro e seios, proporcionando conforto e sustentação. Mas quem é o responsável por ela? Muitas mulheres pensam que esse trabalho fica por conta das alças. Ledo engano. Elas representam um parcela bem pequena (20%) nesse quesito quando comparadas à verdadeira chave desse detalhe: a parte de trás do dito cujo (80%).

Mulher de Sutiã de costas

Sim, aquela parte onde normalmente fica o fecho nas costas. Alguns tem o fecho na frente, mas aquele elástico que envolve as costas continua lá. É ele que faz com que o sutiã fique firme. Para que tudo fique perfeito, mas perfeito mesmo, a medida desse elástico somada à do restante da peça deve ser a exata circunferência das costas (a famosa medida “busto” que vemos nos concursos de miss) da mulher. Logo, não pode sobrar nem apertar.

O erro mais comum das mulheres é comprar o soutien com essa medida errada. Se for maior do que as costas vem aquela sensação de que não está segurando nada e, consequentemente, a danada tentará compensar ajustando as alças. Imediatamente o elástico, que não tem firmeza para se fixar às costas, sobe e vai parar no pescoço (força de expressão, gente). Já quando é menor do que deveria, aperta a pele, fazendo saltar gordurinhas. Tá tudo errado.

Kim Kardashian com o sutiã aparecendo nas costas

Com os papéis secundários aparecem:

1- O bojo, que deve envolver delicadamente o seio, sem dividi-lo ao meio e também sem deixá-lo dançando perdido lá dentro, pobrezinho;

2- As alças, que devem estar perfeitamente ajustadas. Quando causam algum desconforto ou marcam muito a pele, estão apertadas demais. Quando caem dos ombros, estão soltas demais. Elas devem ficar confortáveis, sem apertar, sem cair.
Existe uma pesquisa que estima que 80% das mulheres usa o soutien errado. Isso porque quase todas não sabem identificar quando a peça não está legal, além de comprarem baseadas apenas na beleza dela.

Mas no Brasil isso acontece por mais um motivo: as fábricas estabelecem um padrão de numeração muito estúpido restrito (#desabafo). Não há flexibilidade no padrão. Hein? É. Não dá pra deduzir que toda mulher que usa um bojo X tem sempre a mesma largura de costas e vice-versa.

Uma mulher pode ter as costas estreitas e ao mesmo tempo ter seios fartos, médios ou pequenos. E também pode ter as costas muito largas e pouco seio, ou muito. Não dá pra estabelecer um padrão baseado em medidas fixas.

Muitas de vocês já devem ter visto que lá na gringa a numeração do soutien é uma combinação  do tamanho do bojo com o da faixa das costas (36C, por exemplo). O número representa a faixa e a letra representa o tamanho da taça, ou bojo. Assim cada uma tem a possibilidade de escolher o que melhor se ajusta ao corpo, embora a maioria não saiba como fazê-lo.

Por causa do desconhecimento e dessa falha no padrão de numeração brasileiro acontece a escolha errada.

Sinais reveladores de que o seu soutien não é adequado pra você:

  • A faixa das costas fica subindo: significa que essa faixa está muito grande pra você e só as alças não conseguem sustentar tudo.
  • As alças “entram” na pele:  pode ser consequencia do primeiro problema, quando se tenta fazer com que as alças sustentem o que a faixa não sustenta, então a faixa está grande. Pode ser também resultado de um bojo maior do que o necessário: o seio fica solto e a mulher aperta as alças para firmá-lo dentro do soutien. Errado também.
  • O seio está dividido ao meio: o bojo é pequeno demais para você. Tente um número maior.
  • Está “sobrando” seio embaixo ou dos lados: quando tudo fica escapando assim também é evidência de um bojo pequeno.
  • A faixa das costas está machucando sua pele, principalmente dos lados: significa que a faixa está muito pequena para você. Em hipótese alguma a faixa deve agredir a pele. Ela deve ser firme, não apertada. Existem extensores para essa faixa que podem te ajudar.

Infelizmente comprar um bom soutien aqui no Brasil ainda é difícil. Mas como salvação da horta veio a Liz, grande marca fabricante de lingeries, e lançou o projeto Liz Fit Sense, com um padrão de numeração mais variado (uma versão próxima da numeração americana), com vários tamanhos para as medidas das costas e dos seios, separadamente.

Fiquem atentas ao soutien, meninas! É muito importante, inclusive pra nossa saúde (evita dores nas costas, principalmente) e, claro, pra aparência de um look (peito saltando do soutien e marcando na roupa não dá, né?

Pra quem quiser um guia profissional indico um livro ótimo: The Bra Book (à venda no Amazon ).

Capa do Livro do Sutiã
*Não foi na maldade, mas tive que usar nossa musa Kim Kardashian pra mostrar o mau exemplo na escolha de porta-peito.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *