|

FAAP – Exposição Moda no Brasil: Criadores Contemporâneos e Memórias

Exposição FAAP Moda no Brasil Criadores Contemporaneos e Memorias Blog de Moda Oh My Closet Monica Araujo

Continuando o post anterior, agora é hora de mostrar os detalhes da exposição. No coquetel de lançamento ela já estava toda montada, óbvio, e tivemos a oportunidade de colher mais informações.

Cada núcleo mostrava a essência de um momento ou fator importante na engrenagem dessa máquina tão complexa que é a moda. Em cada um deles tinha sempre algum item ou peça de colecionador para nos mostrar um exemplo “vivo” daquilo que estávamos vendo (e aprendendo).

Incluindo os modelos mais recentes de inúmeros estilistas contemporâneos expostos no centro do salão, a exposição conta com 10 núcleos divididos por assuntos específicos, como disse antes. Os dois primeiros são: Pau Brasil e Publicações.

Exposicao FAAP Moda no Brasil Criadpres Contemporaneos e Memorias Blog de Moda Oh My Closet Monica Araujo

O primeiro núcleo, Pau Brasil, homenageia a herança deixada pela cultura indígena em uma vertente específica: a estética. Os materiais naturais como penas, sementes e fibras, usados na confecção de adornos para o corpo (principalmente colares) podem ser vistos no trabalho delicado de Maria Lúcia Barbosa.

No núcleo Publicações estavam organizadas aquelas que tiveram impacto na história do país no quesito divulgação e disseminação da moda, uma história contada ao longo de cem anos!

Continuando a volta pelo salão, víamos os núcleos Indústria e Comércio e Feiras e Desfiles.

Exposicao FAAP Moda no Brasil Criadpres Contemporaneos e Memorias Blog de Moda Oh My Closet Monica Araujo

No núcleo Indústria e Comércio um pouco da história desse setor é relembrada, além de demonstrar os esforços da indústria para valorizar seu produto. Tecidos, propagandas da época (do começo do século XX até 1990) e modelos das casas de moda sob medida, como a Casa Vogue e Madame Rosita, estão presentes.

Os desfiles de moda nem sempre tiveram o formato que conhecemos (como o do SPFW e Fashion Rio) e no núcleo Feiras e Desfiles é possível ver registros dos primeiros desfiles realizados, a princípio, na casa Mappin, e depois os da Casa Canadá. As feiras de tecidos também tiveram sua importância destacada.

Mais adiante, os núcleos Modistas e Costureiros:

Exposição FAAP Moda no Brasil Criadores Contemporaneos e Memorias Blog de Moda Oh My Closet Monica Araujo

No primeiro núcleo, uma homenagem aos esforços de quem “punha a mão na massa”, modistas anônimas que contribuíram para a evolução da moda no Brasil. No segundo, são homenageados os grandes costureiros que atuaram a partir de 1950, como Clodovil e Guilherme Guimarães.

Esse vestido amarelo do Clodovil ganhou o prêmio “Agulha de Platina” na época.

A seguir, os últimos núcleos: Formação, Novíssimos e A Cara do Brasil.

Exposição FAAP Moda no Brasil Criadores Contemporaneos e Memorias Blog de Moda Oh My Closet Monica Araujo

O núcleo Formação ressalta o papel das faculdades de moda, trazendo fotos e vídeos de desfiles importantes já realizados nas instalações da FAAP.

Criações peculiares de estilistas recém-formados são exibidas no módulo Novíssimos. Por fim, o núcleo A Cara do Brasil destaca a importância de três grandes produtos reconhecidamente nacionais: O biquíni, as Havaianas e o jeans, todos com repercussão internacional.

Deixei por último o principal: o núcleo Contemporâneos, que traz criações marcantes de coleções relativamente recentes de estilistas consagrados na moda brasileira.

Exposição FAAP Moda no Brasil Criadores Contemporaneos e Memorias Blog de Moda Oh My Closet Monica Araujo

O que é esse vestido da Martha Medeiros? Lindo ao vivo!

Quem não se lembra do famoso desfile de Jum Nakao (A Costura do Invisível), em que as roupas eram feitas de papel vegetal e rasgadas ao final? Incrível ver a réplica de pertinho!

Muita informação na exposição, mas com certeza muita cultura. Para quem gosta ou já está nesse meio, com certeza é enriquecedor!

Moda no Brasil: Criadores Contemporâneos e Memórias – de 12 de agosto a 30 de setembro de 2012

De segunda a sexta-feira, das 10h às 21h

Sábados, domingos e feriados das 13h às 18h

MAB (Museu de Arte Brasileira) – FAAP – Rua Alagoas, 903 | Prédio I | Higienópolis – São Paulo – SP

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *