|

Cultura Pop – Moda, Cinema, TV e Música: Influências Mútuas

* Esse artigo foi escrito pela equipe Bottero Calçados especialmente para o blog Oh My Closet!

A Cultura Pop sempre esteve em contato direto com a moda, podemos ver isso através do cinema, da TV e da música, que inspirados pelo mundo fashion, constroem histórias e universos fantásticos baseados nas tendências ditadas pelas passarelas do mundo. O caminho inverso também é verdadeiro, afinal, não são raros os casos em que estilistas se inspiram em filmes, canções e, até mesmo, atores para criar suas coleções.

Um exemplo bem claro dessa relação intima são filmes como O Diabo Veste Prada, Sex And The City (originalmente uma série de TV), Maria Antonieta, Cinderela em Paris, Gia – Fama e Destruição e Os Delírios de Consumo de Becky Bloom.

cena o diabo veste prada blog de moda oh my closet artigo bottero

 Meryl e Anne divando em O Diabo Veste Prada | Foto: Dear Book

Outra série que tem especial é Lipstick Jungle, que não fez tanto sucesso quanto Sex And The City, mas é cheia de referências. Com estrelas como Brooke Shields (de Lagoa Azul) e Lindsay Price, de séries como How I Met Your Mother e Beverly Hills 90210.

Cada uma dessas obras cinematográficas ou televisivas possui um foco diferente. Por exemplo, Maria Antonieta, estrelado por Kirsten Dunst e dirigido por Sofia Coppola, relata a vida turbulenta da jovem rainha que amava doces e vestes de primeira linha. Os figurinos são um espetáculo à parte e ajudam a consolidar a trama do longa.

Já em O Diabo Veste Prada o enfoque é exatamente a indústria da moda, personalizada pelas divas Meryl Streep e Anne Hathaway. Tem como não amar? Para as mais consumistas, Os Delírios de Consumo de Becky Bloom é um prato cheio, pois mostra a vida de uma shopaholic que se afunda em sua vida financeira devido a liquidações de peças irresistíveis. Sempre há quem se identifique.

 cena sex and the city blog de moda oh my closet artigo bottero

Carrie e seu vestido de noiva Vivienne Westwood | Foto: Dancing Hot Dogs

Ainda não está satisfeita? Então se delicie com Sex And The City. Na trama da série e do filme, a personagem principal Carrie trabalha como colunista (no longa ela é funcionária da Vogue) e relata histórias sobre relações interpessoais. Ela possui três amigas inseparáveis (na casa dos 30 e 40 anos de idade), que constroem um laço inquebrável de amizade e convivência. Além do tema principal, há também sexo, amor e muito girl power. Vale a pena conferir.

No mundo da música a moda influencia tanto quanto no cinema e na televisão. Por exemplo, a rainha do pop Madonna, em sua carreira fez mais de uma homenagem ao universo fashion, com músicas como Vogue (nem precisa comentar, né?) e I Don’t Give A, que cita as marcas Dolce & Gabbana, Prada e Aldo. Amy Winehouse, por sua vez, não só inspirou com seu estilo, como ela própria assinou coleções.

cena clipe madonna vogue blog de moda oh my closet artigo bottero

 Madonna no clipe de Vogue | Foto: Freak Show Business

A musa do No Doubt, Gwen Stefani, em sua carreira solo, lançou a música Rich Girl, que faz referência a Vivienne Westwood e John Galliano. Outra diva pop que não perdeu tempo e fez sua homenagem à moda foi Lady Gaga, com a canção Fashion, que fala de marcas como Prada, Gucci, Fendi, Armani, Jimmy Choo, Louis Vuitton, Dolce & Gabbana e Valentino.

Se tornou impossível também esquecer da loira mais famosa que já existiu, Marilyn Monroe, com sua música Diamonds Are a Girl’s Best Friend, onde ela cita as marcas Tiffany & Co, Starr, Black e Harry Winston. Quer mais glamour que isso?

Para finalizar, que tal falar de uma coisa mais brazuca? As novelas mobilizam o país durante todo o ano. Vimos o grande fenômeno de Avenida Brasil surgir e ficar marcado na memória e, agora temos a nova obra Salve Jorge. Mas, o que tem isso a ver com moda? Bom, a Bottero sempre lança coleções lindíssimas de calçados inspirados nas principais personagens das novelas, fazendo assim com que o público brasileiro se sinta ainda mais próximo das situações incríveis que acontecem nessas histórias. Bacana, não é mesmo?

Então, o que você acha sobre a influência recíproca entre as várias áreas da cultura pop?

 

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments