ASOS – Ah, Os Impostos…

Depois que a ASOS virou febre no Brasil, muitas de vocês que costumavam comprar pelo site devem ter percebido uma mudança na tributação dos produtos. Antes era o paraíso e agora muita gente desiste da compra quando é pego de surpresa pela taxa de quase 100% cobrada pela Receita.

Está se perguntando o que aconteceu?

asos blog de moda dica imposto caro

É, colega… jogaram sabão no parquinho. Já indiquei a loja aqui no blog várias vezes e, para quem perguntava, sempre dizia que a forma mais segura era dividir seu pedido em vários (já que o frete é grátis), de modo que cada um não ultrapassasse U$50. Era uma forma de  reduzir as chances de sua compra ser tributada.

Rola a lenda de que produtos até U$50 não são tributados, mas o que ninguém diz é que essa regra só é válida para quando o vendedor é pessoa física. Assim, a ASOS  e muitas outras lojas virtuais gringas – que são pessoas jurídicas – estão fora dessa “aliviada”que a Receita Federal nos dá.

Mesmo assim, muitas e muitas compras feitas nessa e em outras lojas já passaram pelo filtro deles no passado, já que a tributação é basicamente feita por amostragem. O detalhe é que o volume dessas encomendas chegando no Brasil começou a aumentar e aumentar, até que a Receita resolveu prestar mais atenção.

Antigamente, quando déssemos o azar de ter uma compra tributada, sabíamos que o imposto não passaria de 60%, que era a taxa comum a ser aplicada. Agora não. A taxa que eles vêm cobrando é de 97%, quando não de 100%.

Por isso a ASOS, que já teve muitos produtos devolvidos pelos clientes no começo dessa mudança, agora os alerta na hora da compra e ainda entra em contato por telefone para confirmar se você está ciente do imposto e disposto a pagá-lo:

asos imposto dica blog de moda

Nada mais justo… eles estavam tendo prejuízo com o valor do frete de retorno.

Então é isso. Para quem perguntou o que estava acontecendo com a ASOS, o critério da Receita está, sim, mais rígido. Nós provavelmente vamos pagar o imposto 90% das vezes, infelizmente. #chatiada

 

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Eu comprei um produto na Asos e estou com medo dessa tal taxa, pois, vai sair muito caro. Que atitude eu poderia tomar em relacao a essa nova taxa? Tem como mandar de volta sem paga-la?

    1. Oi Andy!

      Geralmente a Asos entra em contato com você por telefone pra confirmar se você ainda quer o produto. Se disser que não eles não enviam. Se o produto já tiver sido despachado e depois você receber aquela notificação dos correios para retirar a mercadoria, você pode se recusar a pagar e, assim, não retirar o produto.

      Depois disso a conversa é com a Asos com relação ao estorno do valor que você pagou. Só não sei se eles estornam o valor total, já que eles têm gastos com o frete de ida e volta e também nos alertam sobre o imposto antes de finlaizarmos a compra.

      Espero ter ajudado.